Com a nova era em que a Engenharia Civil se encontra, com projetos de Infraestrutura em todo o país, os profissionais nesta área encontraram-se diante a necessidade de métodos mais avançados que atendam as demandas atuais.
Como o BIM Afeta a Área de Infraestrutura
Levando em consideração a evolução tecnológica de ferramentas específicas para o desenvolvimento de projetos, a metodologia BIM é o processo mais atual nesse contexto. Ela permite a interação entre todas disciplinas e fases de um projeto com o modelo do projeto proposto.
Portanto, tornando mais fáceis os processos de validação de execução, envolvendo todos os estágios do projeto e revisões. Além disso, interligando as etapas de gerenciamento e construção.
O Que É BIM?
A tecnologia Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informação da Construção é uma metodologia aplicada à construção civil.
O BIM impacta diretamente na redução do risco de superfaturamento e falhas na fase de execução da obra, consequentemente diminuindo o retrabalho e auxiliando na conexão entre todas as etapas construtivas.
A plataforma em questão além de possibilitar a execução de projetos em outras dimensões, facilitando a visualização do projeto.
Com isso também possui funções que auxiliam a gestão de projeto, de execução, planejamento, redução de tempo, orçamentos, entre outros.
Competitividade
Com o aumento de demandas e competitividade dentro da Engenharia Civil, o BIM surgiu para auxiliar em todas as etapas do ciclo construtivo.
No Brasil o BIM vem sendo aplicado na grande maioria em obras de construção vertical. Já no setor de infraestrutura há um déficit para o uso da tecnologia, sendo um dos motivos o baixo investimento no setor.
No cenário mundial a utilização do BIM nos setores de infraestrutura tem sido reforçada devido a imposições governamentais e no Brasil não será diferente.
Por isso a necessidade de entendimento das vantagens do uso das ferramentas no setor de infraestrutura.
Dificuldades de Implantação na Área de Infraestrutura
Dentre as dificuldades para a implantação do BIM em projetos de infraestrutura estão nos altos investimentos iniciais, carência de mão de obra e a falta de padronização dos desenhos brasileiros.
Entretanto, nos anos 80 ocorreu a mesma situação quando surgiu a tecnologia CAD (Computer Aided Design). Transição essa que houve muitos empecilhos, todavia inevitável.
Consequência disso foi a necessidade da capacitação de trabalho, atingindo a situação atual do país.
BIM no Brasil e no Mundo
Quando comparado a países como Estados Unidos e Japão, é possível perceber que as empresas no Brasil têm pouco comprometimento com a metodologia Modelagem de Informação da Construção.
No entanto, a aplicação da tecnologia deve ser tratada com mais atenção, visto que a competitividade dentro da construção civil só tende a aumentar.
A metodologia tem sido aplicada cada vez mais em obras de infraestrutura no cenário mundial e no Brasil não será diferente, por isso as empresas e profissionais da área devem buscar conhecimento sobre o assunto.