Scroll to top
© 2019, Bimzeiro. Direitos Reservados.
Share

Como o BIM Afeta a Área de Infraestrutura


Bimzeiro - 8 de abril de 2019 - 0 comments

Com a nova era em que a Engenharia Civil se encontra, com projetos de Infraestrutura em todo o país, os profissionais nesta área encontraram-se diante a necessidade de métodos mais avançados que atendam as demandas atuais.

 

Como o BIM Afeta a Área de Infraestrutura

 

Levando em consideração a evolução tecnológica de ferramentas específicas para o desenvolvimento de projetos, a metodologia BIM é o processo mais atual nesse contexto. Ela permite a interação entre todas disciplinas e fases de um projeto com o modelo do projeto proposto.

 

Portanto, tornando mais fáceis os processos de validação de execução, envolvendo todos os estágios do projeto e revisões. Além disso, interligando as etapas de gerenciamento e construção.

 

O Que É BIM?

BIM para Infraestrutura

BIM para Infraestrutura

A tecnologia Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem de Informação da Construção é uma metodologia aplicada à construção civil.

 

O BIM impacta diretamente na redução do risco de superfaturamento e falhas na fase de execução da obra, consequentemente diminuindo o retrabalho e auxiliando na conexão entre todas as etapas construtivas.

 

A plataforma em questão além de possibilitar a execução de projetos em outras dimensões, facilitando a visualização do projeto.

 

Com isso também possui funções que auxiliam a gestão de projeto, de execução, planejamento, redução de tempo, orçamentos, entre outros.

 

Competitividade

Infraworks e Civil 3D

Infraworks e Civil 3D

Com o aumento de demandas e competitividade dentro da Engenharia Civil, o BIM surgiu para auxiliar em todas as etapas do ciclo construtivo.

 

No Brasil o BIM vem sendo aplicado na grande maioria em obras de construção vertical. Já no setor de infraestrutura há um déficit para o uso da tecnologia, sendo um dos motivos o baixo investimento no setor.

 

No cenário mundial a utilização do BIM nos setores de infraestrutura tem sido reforçada devido a imposições governamentais e no Brasil não será diferente.

 

Por isso a necessidade de entendimento das vantagens do uso das ferramentas no setor de infraestrutura.

 

Dificuldades de Implantação na Área de Infraestrutura

BIM para Rodovia

BIM para Rodovia

Dentre as dificuldades para a implantação do BIM em projetos de infraestrutura estão nos altos investimentos iniciais, carência de mão de obra e a falta de padronização dos desenhos brasileiros.

 

Entretanto, nos anos 80 ocorreu a mesma situação quando surgiu a tecnologia CAD (Computer Aided Design). Transição essa que houve muitos empecilhos, todavia inevitável.

 

Consequência disso foi a necessidade da capacitação de trabalho, atingindo a situação atual do país.

 

BIM no Brasil e no Mundo

Obras de Infraestrutura do Brasil

Obras de Infraestrutura do Brasil

Quando comparado a países como Estados Unidos e Japão, é possível perceber que as empresas no Brasil têm pouco comprometimento com a metodologia Modelagem de Informação da Construção.

 

No entanto, a aplicação da tecnologia deve ser tratada com mais atenção, visto que a competitividade dentro da construção civil só tende a aumentar.

 

A metodologia tem sido aplicada cada vez mais em obras de infraestrutura no cenário mundial e no Brasil não será diferente, por isso as empresas e profissionais da área devem buscar conhecimento sobre o assunto.

Please follow and like us:
error

Related posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *