Scroll to top
© 2019, Bimzeiro. Direitos Reservados.
Share

Inovações Tecnológicas: 5 Principais Inovações da Construção Civil (Atualizado)


Bimzeiro - 8 de abril de 2019 - 0 comments

Já imaginou Inovações Tecnológicas em que um material se regenera? Ou então poder fazer o controle de uma obra antes, durante e depois dela pronta? E que tal conseguir “entrar” em projeto sem o mesmo estar pronto? Talvez isso já seja possível, vamos ver?

 

5 Inovações Tecnológicas na Construção Civil

 

Que a construção civil anda meio desatualizada você já sabe, é comum ler informações comparando a área de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) com a Agronomia, por exemplo, em que a mesma está à frente do ramo AEC em questões tecnológicas.

 

No entanto, existem inovações em andamento e já existentes ainda mais para a construção civil que estão se popularizando, você sabe quais? Não? Então vou falar sobre todas elas para você.

 

5) Tecnologia dos Materiais

Inovação Tecnológica

Inovação Tecnológica

Primeiramente há uma imensa gama de novidades que podemos abordar na questão dos materiais. Muitas coisas incríveis vêm sendo desenvolvidas que são extremamente úteis, facilitadoras de serviço e que proporcionam eficiência ao edifício.

 

Um exemplo de toda essa inovação é o concreto que se regenera, já pensou uma estrutura de concreto se regenerando com uma aplicação de água? Mágica? Não, TECNOLOGIA DO MATERIAL que pode ajudar na vida útil e manutenção de um edifício.

 

Além desse, outro exemplo bom são os das telhas que geram energia solar, produzidas pela Tesla, essas telhas funcionam como placas solares, então além de terem sua finalidade óbvia de cobertura também produzem energia.

 

4) BIM (Building Information Model)

Principais Inovações Tecnológicas - BIM

Principais Inovações Tecnológicas – BIM

Aliás, por falar em manutenção de edifícios, que tal fazer o gerenciamento de sua obra do início ao pós-obra? É isso que o BIM (Building Information Modeling) faz! Essa metodologia permite que você tenha o controle total de sua obra, desde o primeiro tijolo até a manutenção de facilites e recursos após a obra finalizada.

 

Acima de tudo, aplicação de BIM é complexa e sua metodologia, em um breve resumo, pode ser entendido como uma construção virtual, onde podemos prever diversos erros de projeto e execução antes mesmo de se começar a limpar o terreno e mobilizar o pessoal.

 

O BIM utiliza o gerenciamento e processamento de dados e informações associadas a um modelo 3D. Através do IFC (Industry Foundation Classes) essas informações podem ser compartilhadas em diversos programas

 

Portanto isso permite que cada profissional inclua sua parte do projeto da maneira que quiser e que outro profissional possa abrir o mesmo arquivo em outro software sem perder muitas informações. Portanto cada um consegue incluir sua parte do projeto em um processo  dito colaborativo.

 

Tecnologia do BIM

Tecnologia do BIM

E afinal, aonde entra o controle e gestão de manutenção da minha edificação?

 

Como os softwares BIM tem como característica fundamental o armazenamento de dados técnicos e específicos de TODOS os elementos. É possível ter acesso a esses dados em qualquer etapa da obra e saber a quantidade de material, garantindo assim uma maior precisão em quantitativos e redução de erros humanos.

 

No pós-obra é a mesma coisa: é possível acessar todas as informações do projeto e saber, por exemplo, onde está exatamente cada tubulação, sua bitola, custo, lote, etc. Com isso pode-se fazer uma manutenção mais ágil e prática.

 

Confira mais no post do blog sobre BIM.

 

3) Drones

Tecnologia Drone para Engenharia

Tecnologia Drone para Engenharia

Essa inovação literalmente veio do céu para ajudar os Engenheiros e Arquitetos! O uso de drones possui finalidade para várias áreas do ramo de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção).

 

Utilizados em sua maioria nas obras de grande porte, é possível inspecionar obras de maneira muito mais simples com o uso de drones, além de fazer seu acompanhamento em tempo real.

 

Pode ser utilizado também para levantamento de Nuvens de Pontos na qual o drone faz uma espécie de “raio-x” da obra e, utilizando um software BIM, consegue passar o projeto para o ambiente virtual como um as built.

 

E por falar em levantamento, os drones também fazem levantamento topográficos.

 

Por ser uma forte ferramenta para utilização durante as etapas da obra, o drone possibilita a geração de modelos 3D fiéis às construções e a inspeção e controle dessas construções.

 

2 e 1) Realidade Virtual e Aumentada

Realidade Virtual, Realidade Mista e Realidade Aumentada

Realidade Virtual, Realidade Mista e Realidade Aumentada

Encerrando nossa lista sobre inovações tecnológicas temos a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada, já pensou o quão incrível seria entrar no projeto principalmente antes mesmo dele ser construído?

 

Pois saiba que já é possível entrar em um projeto, ainda que virtualmente. Com isso é possível também saber exatamente como vai se comportar elementos mais complexos como a iluminação e até os mais simples como as possíveis disposições dos móveis.

 

Isso é possível através da renderização da imagem e dos óculos de realidade virtual, com isso você é transportado para dentro do projeto criado por você mesmo!!

 

Por último, mas não menos importante, a Realidade Aumentada funciona por meio da simulação do projeto na sua realidade através da tela de um celular, tablet ou smartphone.

 

Esses métodos têm sido bastante usados para venda de apartamentos decorados por exemplo.

 

Resumindo as 5 Inovações Tecnológicas da Construção Civil…

 

Para concluir… Essas são apenas algumas das novidades que a tecnologia nos fornece e isso faz com que o profissional (VOCÊ) precise se preparar para estar apto a atuar com essas tecnologias, portanto quem dominar essas ou demais inovações terá muitas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Portanto o futuro é agora, prepare-se, especialize-se e saia na frente!

 

Tendo essa linha de pensamento faremos com que o ramo da Construção Civil caminhe na direção certa tornando assim o setor mais tecnológico e eficiente.

 

Conte Mais Sobre Você

 

Você já tinha ouvido falar de alguma dessas inovações? Está preparado para lidar com as inovações tecnológicas? Gostaria de citar alguma outra inovação? Nos conte nos comentários também.

 

E se está afim de se preparar para essas e outras inovações dê uma olhada em nossos e-books e cursos gratuitos também para que esteja preparado para o que a tecnologia nos reserva.

Please follow and like us:
error

Related posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *