Scroll to top
© 2019, Bimzeiro. Direitos Reservados.
Share

O Que É BIM? Resumo Completo (Atualizado!)


Bimzeiro - 8 de abril de 2019 - 0 comments

Se tem um assunto que vem sendo comentado por aí é o tal do BIM (Building Information Modeling) e as maravilhas que ele proporciona, mas você sabe o que é? Se está se sentindo perdido fica tranquilo que o BIMZEIRO esclarece tudo pra você!!

 

Vamos lá Então!

 

O BIM é um assunto que está ganhando espaço no ramo AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) ainda mais com sua obrigatoriedade em licitação de projetos de obras públicas a partir de 2021. É natural que cause estranheza, muitas dúvidas e confusões, então vem com agente esclarecer essas dúvidas.

 

Mas Afinal, O Que É BIM?

 

O BIM (Building Information Modeling) em português significa Modelagem da Informação da Construção, a tradução já diz um pouco sobre o que é BIM: É uma metodologia de projetos e execução que permite a modelagem e o processamento de informações da sua construção.

 

Pra ficar mais claro: O conceito BIM é a possibilidade de desenvolver projetos de obras em todo seu ciclo de vida, desde o início, analisando sua viabilidade, até a sua manutenção, através do controle e digitalização dos projetos.

 

Construindo Virtualmente sua Edificação

Engenharia Civil

Engenharia Civil

Para exemplificar a aplicabilidade da metodologia, no processo BIM é como se o prédio fosse construído virtualmente no computador antes de ser construído no terreno.

 

Assim como na prática, todas as disciplinas de projeto (hidráulica, estrutural, arquitetônico, etc.) estarão vinculadas e unidas, portanto é importante prever essa união, facilitar a visualização de problemas e a elaborar formas de otimizar o projeto.

 

Dessa maneira, fica mais fácil identificar se um tubo está atravessando uma viga onde não deveria ou se uma porta não tem espaço suficiente para abertura.

 

O BIM é Revit? É AutoCAD?

Revit e Autocad

Revit e Autocad

Não, o Revit é uma das ferramentas BIM de modelagem 3D como se fosse somente uma peça do quebra-cabeça. Há outros softwares de modelagem 3D BIM como o Archicad, o Vectorworks e outros diversos softwares com diferentes funções que atendem a metodologia BIM.

 

Atualmente, o programa mais utilizado sobre o BIM é o Revit, da Autodesk. Desenvolvido para trabalhar dentro do conceito BIM, o sofware permite que as disciplinas sejam integradas, unindo também as fases de projetos, aumentando a eficiência do planejamento.

 

Portanto o BIM não é só modelagem ou maquete eletrônica! Uma de suas principais características e inovação é o processamento da informação. É importante ressaltar que sem a informação dos elementos não há BIM.

 

BIM Obrigatório no Brasil? Como assim??

BIM Obrigatório

BIM Obrigatório

O uso do Building Information Modelling (BIM) em projetos será obrigatório a partir de 2021. Já existe um cronograma desenvolvido pelo governo federal de implantação e seu primeiro grande passo será em 2021 com projetos de arquitetura e engenharia.

 

As licitações do Poder Público serão feitas de forma escalonada para prover tempo de adaptação ao mercado e ao setor público. Assim, os prazos para implementação foram divididos em três etapas:

 

– 2021:  a exigência de BIM se dará na elaboração de modelos para a Arquitetura e Engenharia nas disciplinas de estrutura, hidráulica, AVAC e elétrica na detecção de interferências, na extração de quantitativos e na geração de documentação gráfica a partir desses modelos.

– 2024: os modelos deverão contemplar algumas etapas que envolvem a obra, como o planejamento da execução da obra, na orçamentação e na atualização dos modelos e de suas informações como construído (as built), além das exigências da primeira fase.

– 2028: passará a abranger todo o ciclo de vida da obra ao considerar atividades do pós-obra. Será aplicado, no mínimo, nas construções novas, reformas, ampliações ou reabilitações, quando consideradas de média ou grande relevância, nos usos previstos na primeira e na segunda fases e, além disso, nos serviços de gerenciamento e de manutenção do empreendimento após sua conclusão.

 

Resumindo…

 

O futuro já nos bate à porta e, com a obrigatoriedade do uso da metodologia tão próximo, podemos afirmar que não é mais algo do futuro. No entanto mesmo que não fosse obrigatório, é notável que é uma metodologia de gestão eficiente, efetiva e facilitadora.

 

Portanto o uso do BIM significa um maior controle da sua obra, de gastos, de riscos, entre outros. Significa uma obra mais limpa, sustentável, econômica e eficiente.

 

Para finalizar… Em um tempo em que não se ostenta capital e tempo, é necessário atualizar-se. Esta é única maneira de se sobressair e não ficar para traz quando o tsunami do BIM nos alcançar.

 

Conte-nos Mais Sobre Você

 

O BIM pode ser usado em outros projetos de Engenharia também, como por exemplo, Infraestrutura, assunto já tratado em nossas novidades.

 

E aí, alguma dúvida? Gostaria de saber mais? De uma olhadinha em nossos cursos (clique aqui para acessar) e se prepare para o futuro que os espera. Para saber mais, continue nos acompanhando em nosso site e no Instagram @bimzeiro e qualquer dúvida pode deixar um comentário logo abaixo.

 

Obrigada e até mais BIMZEIRO!

Please follow and like us:
error

Related posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *