Scroll to top
© 2019, Bimzeiro. Direitos Reservados.
Share

BIM: 5 Vantagens de Trabalhar Com Essa Metodologia (Atualizado!)


Bimzeiro - 8 de abril de 2019 - 0 comments

Primeiramente, já sanamos boa parte das dúvidas sobre o que é o BIM (Building Information Modeling) e toda a teoria por trás dessa metologia nesse post (clique para acessar), mas você sabe quais as suas vantagens? Principalmente as vantagens de trabalhar com BIM.

 

Se está se sentindo perdido fica tranquilo que o BIMZEIRO esclarece tudo pra você!! 

 

Quais São as 5 Vantagens de Trabalhar Com BIM?

 

Hoje em dia já existe um forte incentivo e, em alguns casos, até a exigência por parte de governos, empresas e proprietários de obras de que os projetos dos empreendimentos sejam entregues com base no conceito de Building Information Modeling (BIM).

 

Nos Estados Unidos, a utilização de BIM parece algo já bem amadurecido: um relatório elaborado pela empresa de consultoria americana McGraw Hill Construction mostrou que os índices de utilização da metodologia subiriam de 55% (2013) para 79% (2015).

 

Além disso, aqui no Brasil, Santa Catarina foi o primeiro estado a exigir que o BIM esteja presente em todas as licitações de obras públicas até 2018, com o lançamento do Caderno de Apresentação de Projetos em BIM pelo governo estadual.

 

5) Informações e Compartilhamento de Dados

Informação e Dados BIM

Informação e Dados BIM

Os softwares BIM têm como característica o armazenamento de dados, não só gráficos como técnicos e bem específicos todos em um único banco de dados. Com isso os profissionais se mantém atualizados e facilitando assim a compatibilização dos projetos também.

 

Em um exemplo bem claro nos projetos estruturais e hidráulicos, é possível evitar a perfuração de um local inadequado para a passagem de tubulações.

 

Portanto essas informações contidas no projeto evitam que esses erros sejam vistos apenas durante a obra. Isso geraria mais custos de um retrabalho e consequentemente mais desperdícios, principalmente na obra.

 

4) Atualização do Projeto BIM

BIM para Engenharia e Arquitetura

BIM para Engenharia e Arquitetura

Nessa integração de projetos e informação, fazer uma única alteração resultaria em modificações em diversos projetos complementares (elétrico e hidráulico, por exemplo). Isso é simplificado pelos softwares que fazem parte da metodologia.

 

Em resumo: uma alteração feita atualiza as outras informações do projeto, atualizando automaticamente os dados vinculados a elas.

 

Ao modificar, por exemplo, o tamanho de uma calçada temos a atualização automática da quantidade de materiais necessário e atualização do custo final, ainda mais preciso.

 

3) Interoperabilidade e Integração.

Construção em BIM

Construção em BIM

O BIM une diversos tipo de projetos tais como hidráulico, estrutural e arquitetônico o que diminui ou ainda, praticamente zera a possibilidade de erros na obra, tornando o processo mais produtivo e efetivo.

 

Cada software trabalha para inserir no projeto um tipo de informação e muitos softwares são de empresas distintas.

 

Por conta disso existe a interoperabilidade, pois ela permite diferentes softwares de se comunicar, ela é fundamental e permite o processo colaborativo dos profissionais e de compartilhamento entre si dos seus arquivos, principalmente de softwares de outras empresas.

 

2) Visualização

BIM Obrigatório por Lei

BIM Obrigatório por Lei

Uma característica bem interessante dos softwares BIM é a fácil visualização do projeto, com somente um clique em determinado componente você sabe todas as informações sobre o elemento selecionado.

 

Essas informações são colocadas durante o processo de projeto.

 

Como resultado, a fácil visualização permite adaptações, ajustes e personalizações. Possibilita, também, testes de maneira rápida para ver um resultado que normalmente você saberia qual é apenas depois de executado na obra.

 

Vale lembrar que isso provavelmente não aconteceria no método convencional.

 

1) Controle

Engenharia e Arquitetura

Engenharia e Arquitetura

Com todas essas vantagens podemos afirmar que o BIM é uma metodologia baseada em modelagem de projeto e informações que possibilita a visualização de resultados antes que ele chegue a ser aplicado na obra.

 

Com isso é possível evitar quase por completo desperdícios e consequentemente custos maiores.

 

O BIM proporciona controle da obra durante seu processo de concepção, construção e até mesmo no pós-obra. Como consequência é possível fazer esse controle e acompanhamento pós-obra facilitando manutenção de toda a edificação inclusive.

 

Como resultado disso, o BIM cuida de sua obra durante toda a vida útil dela ao contrário do método de trabalho convencional.

 

Resumindo as 5 Vantagens De Trabalhar Com BIM

 

Como resultado, as vantagens são inúmeras na implantação do BIM, seu trabalho colaborativo com sua equipe será facilitado, os erros em obra serão reduzidos, se não ZERADOS, a receita de sua empresa/construtora irá, sem dúvidas, aumentar e seus projetos terão uma maior qualidade, diferencial para o mercado, então está esperando o que?

 

Consequentemente adotar o BIM não é somente algo destinado a empresas, adotar o BIM serve para você, profissional, também.

 

Para finalizar, comece se atualizando, dê os primeiros passos na parte ferramental conhecendo os softwares e nós, do BIMZEIRO, damos todo o apoio para esse processo nos nossos cursos, então está esperando o que para ser um BIMZEIRO?

 

Agora é com você!

 

As ferramentas BIM são diversas, Revit, ArchiCAD, Vectorworks, Navisworks, Infraworks, Civil 3D, entre outras. Você gostaria de aprender alguns desses? Quais? Por que? Cite outros que você possui interesse no aprendizado para discutir e compara-los. Continue nos acompanhando no site e no nosso Instagram @bimzeiro.

 

E aí, por fim, alguma dúvida sobre BIM? Gostaria de saber mais? De uma olhadinha em nossos cursos e e-books gratuitos e principalmente: prepare-se para o futuro que os espera.

Please follow and like us:
error

Related posts

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *